Livros Históricos
São 16 os livros históricos. Contam a história do povo de Deus. Uma história feita de bênçãos e castigos, mostrando sempre a fraqueza do homem e a misericórdia de Deus. Essa história tem como lugar a Palestina, não faltando as amarguras de longos períodos de exílio em terras de pagãos.
Josué
Quando se aproximava da Terra prometida, Moisés faleceu. Então Josué conduziu o povo até Canaã. Por isso, o livro que narra a conquista da terra prometida chama-se livro de Josué. Fala das vitórias do povo de Deus e da partilha da Terra de Canaã às tribos de Israel.
Juízes
Depois da morte de Josué até a constituição do Reino, num período que durou do século 13 ao século 11 antes de Cristo, as tribos de Israel eram muitas vezes invadidas por povos inimigos. Então certos líderes assumiram a defesa do povo de Deus tornando-se assim verdadeiros heróis e chefes absolutos de uma ou mais tribos. Tais chefes chamavam-se juízes. Não se sabe quem escreveu esse livro.
Rute
Conta a história de Rute, que se casa com Booz. Rute é modelo de piedade e fidelidade. Ela se torna bisavó do rei Davi, de cuja família vem nascer Jesus. Sendo Rute uma estrangeira, ela é sinal de que Deus quer a salvação a todos os povos e não somente ao povo de Israel.
1 Samuel
Samuel foi ao mesmo tempo profeta e último juiz de Israel. Foi consagrado a Deus desde a infância e educado pelo sacerdote Eli. Por volta do ano 1200 antes de Cristo, Samuel unifica as tribos de Israel para poder enfrentar os filisteus. Samuel torna-se assim o chefe político e religioso de Israel. Com muito custo aceita que seja eleito um rei: Saul, a quem ungiu, e que depois foi substituído por Davi.
2 Samuel
No início o livro de Samuel era um só. Depois foi divido em dois. Este segundo livro narra o grandioso reinado de Davi.
1 Reis
Os livros dos Reis contam a história dos Israelitas a partir da morte do rei Davi, até a destruição de Jerusalém e a deportação do povo de Israel por Nabucodonossor, no ano 587 antes de Cristo.
2 Reis
No início, os dois livros formavam um só. A história dos reis de Israel e de Judá aí narrada não pode ser tomada no sentido rigoroso e científico. Trata-se de uma história no sentido religioso, mostrando os desígnios de Deus.
1 Crônicas
O livro das Crônicas, formava uma só obra com os livros de Neemias e de Esdras. Foram escritos aí pelo começo do terceiro século antes de Cristo.
2 Crônicas
Os livros das Crônicas mostram que o culto e a fidelidade à aliança estão bem acima da política e de todas as outras atividades terrenas
Esdras
Este livro apresenta-se como uma continuação do livro das Crônicas. Supõe-se que o autor seja o mesmo. Conta-nos a restauração religiosa de Israel. Isso se deu quando, no ano 538 antes de Cristo, Ciro, rei da Pérsia, autorizou a volta dos judeus a Jerusalém.
Neemias
Forma um só livro com Esdras. Assim que os judeus regressaram a Jerusalém, começaram a reconstruir o templo. O livro de Neemias fala também da reconstrução dos muros de Jerusalém. Bela é a oração de Neemias e a confissão dos pecados.
Tobias
Este livro foi escrito na metade do segundo século antes de Cristo. Os dados históricos entram apenas como pano de fundo. O que mais interessa é expressar de maneira viva e bela a grandeza da piedade e da fé. O jovem Tobias é exemplo de um israelita justo.
Judite
O livro mostra que o poder da fé e da confiança em Deus têm mais força que um exército armado. Judite é uma jovem israelita fiel à lei. Crendo em Deus e confiando no poder da oração, Lea defende seu povo.
Ester
Este livro forma uma unidade com o livro de Judite. Ambos têm a mesma finalidade. A rainha Ester era esposa de Assuero, rei da Pérsia. Ela intercede e salva os judeus estabelecidos na Pérsia, onde eram duramente hostilizados.
1 Macabeus
Livro histórico que abrange um período de 40 anos: de 175 até 135 antes de Cristo. Conta as lutas empreendidas pelos Macabeus nos anos 166-161 contra os generais sírios, em defesa de Jerusalém. Eram 5 irmãos filhos do sacerdote Matatias
2 Macabeus
Este livro foi escrito aproximadamente no ano 100 antes de Cristo. Tem a finalidade mais edificante do que histórica. Mostra a crença na imortalidade humana.
Nenhum comentário:
Postar um comentário