Antigo Testamento
A Bíblia sagrada divide-se em Antigo e Novo Testamento. Ao todo são 73 livros, estando 46 livros no antigo e 27 no Novo Testamento. Na Bíblia os livros do Antigo Testamento estão classificados e agrupados conforme o assunto e o estilo na seguinte ordem:
Gênesis
“Gênesis” é uma palavra grega que quer dizer origem. De fato o Gênesis é o livro que narra as origens do mundo e do homem, a corrupção da humanidade, o dilúvio. Conta-nos também a formação do povo de Deus e a história dos patriarcas: Abraão, Isaac e Jacó.
Destaca-se nesse livro a Aliança que Deus fez com seu povo. Essa aliança foi feita inicialmente no paraíso terrestre, a qual foi rompida pelo pecado de nossos primeiros pais. Depois Deus a renovou com Noé, após o dilúvio. Mas sobretudo com Abraão e sua posteridade é que Deus vem estabelecer sua aliança. É propriamente com Abraão que tem origem o povo de Deus, que se chamou povo de Israel.
“Êxodo” é uma palavra latina, que significa saída. Esse livro trata, pois, da saída do povo de Deus do Egito. O povo hebreu, com o passar do tempo foi se tornando escravo no Egito, que era terra de pagãos. Então Dês dá a Moisés a missão de tirar seu povo dessa escravidão. O livro do Êxodo narra como isso aconteceu e como foi a passagem de Israel pelo mar Vermelho e pelo deserto. Em todos esses acontecimentos, manifestou-se de maneira extraordinária o poder de Deus. Um ponto importante dessa caminhada para a terra de Canaã é a aliança realizada no Monte Sinai. Por intermédio de Moisés, Deus institui os Dez Mandamentos, ou Decálogo. Esse livro é uma espécie de coração pulsante do Antigo Testamento, por causa da aliança, pois no A.T., tudo girava em torno da aliança. Portanto sem entender o Êxodo, não se entendem os demais livros da Bíblia.
Levi era um dos doze descentes de Jacó. E Deus consagrou os descendentes de Levi ao serviço do culto divino, tanto os sacerdotes como os levitas. Daí é que vem do nome do livro. É um livro que trata das leis sobre o culto divino. Uma espécie de ritual dos sacrifícios oferecidos a Deus naquele tempo. Por isso as prescrições do Levítico, hoje não tem mais aplicações.
Chama-se números por causa do recenseamento e séries de números nele contidos. Narra a parte final da caminhada do povo de Israel pelo deserto, do Sinai até a entrada na Terra de Canaã. Supõe que o povo de Deus já estivesse organizado em doze tribos. Fala das lutas que os israelitas enfrentaram perante povos que ocupavam suas fronteira da Palestina ou Terra Prometida.
São leis que devem ser obedecidas fielmente quando o povo entrar na Terra prometida. Deus promete a benção e a felicidade a quem for fiel, e promete a maldição e a desgraça a quem for infiel. É belo livro, que mostra a superioridade de um povo que tem a religião revelada por Deus. “Deuteronômio” quer dizer: segunda lei.
Nenhum comentário:
Postar um comentário